Variação do dólar e seus impactos.

Por Dayany Jacinto
Estamos vivendo dias em que a oscilação do dólar tem deixados investidores e importadores preocupados. Por fatores internos e externos, políticos, entre outros.
Relacionei alguns dos questionamentos que mais tenho lido e vou lhe explicar um a um, confira abaixo:
Como a variação do dólar pode impactar os seus investimentos/importações (financeiramente falando)?
Ao fazer algum tipo de investimento ou importação, não devemos considerar apenas o cenário do mercado interno. É preciso pensar em diversos aspectos da economia nacional e internacional. E, entre os pontos de atenção, está a variação do cambial, neste caso o Dólar.
O dólar, moeda norte-americana é considerada uma das mais fortes do mundo e é utilizada como referência em diversas operações e negociações, em vários países. Por isso, as flutuações no câmbio podem afetar o mercado brasileiro e a sua carteira de investimentos, mesmo sendo aqui no Brasil.
Como acorre a variação do dólar?
Um dos primeiros pontos que você precisa entender, envolve a funcionalidade de cotação do dólar. No geral, o preço de negociação dessa moeda em relação ao real depende da disponibilidade de dólares no mercado brasileiro.
Sendo assim, quando há uma grande quantidade de moeda norte-americana no Brasil, a tendência é que o preço dela caia em relação ao real. Já do contrário, a baixa disponibilidade da moeda, faz com que o câmbio norte-americano se valorize em relação à moeda brasileira.
O que pode afetar as cotações da moeda e gerar variação cambial?
Apesar de a lei da oferta e demanda estar relacionada à variação do dólar, também é importante saber que os movimentos não ocorrem aleatoriamente. Existem diferentes questões que levam à variação do dólar.
Vários aspectos podem ser levados em conta nesses casos. Um dos aspectos a se considerar é a taxa de juros brasileira. Quando ela sobe, os títulos públicos se tornam mais rentáveis. Isso ajuda a atrair mais investidores estrangeiros, aumentando a quantidade de dólares no mercado.
As relações comerciais também interferem nos resultados do câmbio. Exemplo: Quanto mais positiva for a balança comercial brasileira, maior é o número de exportações. Consequentemente, há maior volume de dólar na economia, reduzindo o preço da cotação.
Temos também o aspecto: Banco Central (Bacen), que pode fazer intervenções na cotação da moeda. Se o dólar disparar, é comum que o Bacen use parte de sua reserva para injetar dólares na economia. Com mais disponibilidade, a cotação da moeda americana tende a cair.
Em um mundo globalizado, decisões internacionais também podem influenciar no câmbio. Se um mercado se tornar mais arriscado que o brasileiro, por exemplo, é provável que os investidores migrem para o Brasil, trazendo mais dólares e diminuindo a cotação da moeda.
Como a variação do dólar pode impactar em seus investimentos/importações?
Já que você sabe e entende um pouco mais de variação cambial e como tende a acontecer, é importante considerar os impactos que esse movimento pode causar. Se o dólar mais baixo for causado por uma taxa de juros mais elevada, os investimentos de renda fixa por exemplo, tendem a ser beneficiados. E os pagamentos de suas importações em moeda norte-americana tende a ter um fator baixo, o que significa que sua mercadoria tende a baratear, tanto no pagamento da mercadoria propriamente dita, quanto nos impostos de nacionalização dela.
Por outro lado, vale observar que, muitas vezes, o aumento da taxa de juros se relaciona a uma inflação alta. Quanto maior for a inflação, mais elevado deverá ser o retorno nominal para que a rentabilidade real (com desconto da inflação) seja positiva.
Outro impacto da variação do dólar nos investimentos envolve a renda variável e, em especial, a bolsa de valores. Empresas exportadoras tendem a se beneficiar de um dólar elevado, enquanto companhias que vendem apenas internamente ou que realizam importações podem se prejudicar.
Ao mesmo tempo, a entrada de mais investidores estrangeiros também pode aumentar o potencial dos ativos negociados na bolsa de valores. Logo, dependendo da composição do seu portfólio, é possível se beneficiar das oscilações do dólar, principalmente se você importa e exporta mercadorias!
Espero que tenham gostado, até a próxima!